segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Teoria - Parte 1

Galera,

Recebi alguns e-mails pedindo para que eu abordasse alguns temas, sendo assim, decidi começar por baixo para que todos possam firmar bem suas bases.

Vamos tratar um pouco de formação de acordes. Eu dividi esse assunto em 3 partes por ele ser um pouco extenso, então, acompanhem todas as partes e, vamos trabalhando em cima disso.

FORMAÇÃO DE ACORDES

Na teoria musical para guitarra, a formação de acordes exerce uma grande influência sobre o aprendizado de outras matérias. Um guitarrista que domine a formação de acordes terá muito mais liberdade ao compor e interpretar, devido à maior variedade de desenhos de acordes disponíveis para uso.

Você sabe que cada casa pressionada no braço da guitarra emite uma determinada nota.
A primeira corda solta é um E, pressionada na casa 1 é um F, pressionada na casa 2 é um F#, etc...

Logo, para fazer um acorde, devemos pressionar as casas correspondentes às notas que aquele acorde utiliza, certo?

Todo acorde (Cm, F#, D7, etc...) é formado por uma tríade (ou tétrade) de notas.

Tríade: São acordes formados por uma tônica (T), responsável por dar o nome ao acorde. Quando não se tratam de inversões de acordes a tônica é a nota mais grave do acorde, a terça (III), que indica se o acorde é maior ou menor e a quinta (V), indica se o acorde é dissonante ou consonante.

Lembrando que:

Dissonante: dá ao ouvido uma sensação de "movimento"
Consonante: dá ao ouvido uma sensação de "repouso"

Bem, já vimos que a tríade é um conjunto de 3 determinadas notas. Vamos ver o exemplo de :

C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C

Ou seja:

I: C
II: D
III: E
IV: F
V: G
VI: A
VII: B
VIII: C

Logo, a tríade de é:

T + III + V = C + E + G

Partindo da mesma fórmula, podemos obter a seguinte tabela de tríades:

        I       III      V
C:    C       E       G
D:    D       F       A
E:     E       G       B
F:     F       A       C
G:    G       B       D
A:    A       C       E
B:    B       D       F

TIPOLOGIA DAS TRÍADES

A tipologia da tríade é basicamente sua configuração estrutural considerando os intervalos entre os graus (notas).

Podemos considerar a existência de quatro formas básicas de tipologia de tríades:

Maior
Menor
Aumentada
Diminuta

Mas antes de prosseguirmos, é valido ressaltar alguns detalhes:

Primeiro, ressaltaremos os nomes dados aos graus da escala:

1º grau – TÔNICA
2º grau – SUPERTÔNICA
3º grau – MEDIANTE
4º grau – SUBDOMINANTE
5º grau – DOMINANTE
6º grau – SUPERDOMINANTE
7º grau – SENSÍVEL OU SUBTÔNICA (em determinadas escalas)
8º grau – TÔNICA

Tônica é a nota da qual a escala tira seu nome. É obrigatoriamente a nota mais grave. A supertônica é o grau logo acima da tônica (super=acima de). A mediante é o grau que fica entre o primeiro e o quinto graus. A subdominante recebe este nome por vir logo antes da dominante, que é o grau mais “importante” depois da tônica, e que é sucedido obviamente pela superdominante. A sensível, ou nota atrativa, recebe este nome por dar a impressão de tender a subir para o oitavo grau. Isso se explica pelo fato de que a sensível fica a meio tom da tônica. Quando, devido à construção de determinada escala, a sensível fica a 1 tom da tônica, recebe o nome de subtônica.


É isso ae galera, continuem mandando e-mails com dicas e sugestões para marcellonolasco@yahoo.com.br

Obrigado a todos que participam do meu blog e aguardo seus comentários.

Marcello Nolasco

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