quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teoria - Parte 3

Fala galera,

Hoje vamos finalizar nosso assunto sobre teoria...obrigado a todos que mandaram e-mails com dicas e sugestões, e, aguardo mais dicas sobre próximas postagens.


Acorde menor:

No acorde menor, o triáde é a mesma da maior, apenas mudamos o intervalo entre os graus.

Entre o I e o III graus devemos ter um intervalo de 3ª menor (1 tom e meio), e entre o III e o V graus devemos ter um intervalo de 3ª maior (2 tons). Ou seja:

Fórmula do acorde menor:

I grau >> 1 tom e meio >> III grau >> 2 tons >> V grau

Montando um acorde menor:

Cm

I grau:
III grau: Mib
V grau: Sol

Vamos agora comparar com a fórmula:

Dó    Dó#    Ré    Mib
     ST      ST    ST         1 tom e meio


Mib     Mi     Fá    Fá#    Sol
      ST     ST     ST     ST          2 tons


Acorde diminuto:

A triáde diminuto baseia-se em dois intervalos de 3ª menor dispostos em sequência.

Fórmula do acorde diminuto:

I grau >> 1 tom e meio >> III grau >> 1 tom e meio >> V grau

Formando acordes diminutos:

ou Cdim

I grau:
III grau: Mib
V grau: Solb

Entre as notas e Mi, o intervalo é de 3ª maior. Como precisamos de um intervalo de 3ª menor, baixamos o III grau para Mib.


Dó    Dó#    Ré     Mib
    ST       ST    ST           1 tom e meio

Entre as notas Mib e Sol, temos um intervalo também de 3ª maior. Por isso, baixamos o V grau para Solb.


Mib    Mi    Fá    Solb
      ST    ST    ST           1 tom e meio

Acorde aumentado:

A triáde do acorde aumentado é muito parecido com o do acorde maior, tendo como única diferença a mudança do intervalo entre o III e o IV graus de 3ª menor para 3ª maior. Logo, temos uma tríade composta por [b]dois intervalos de 3ª maior.

Fórmula do acorde aumentado:

I grau >> 2 tons >> III grau >> 2 tons >> V grau

Formemos um acorde:

Caum:

I grau:   
III grau:  Mi
V grau:   Sol#

Entre as notas e Mi, temos uma diferença de 2 tons:


Dó    Dó#    Ré     Ré#    Mi
    ST       ST    ST      ST            2 tons


Entre Mi e Sol há um intervalo de 3ª menor. Para combinar com a fórmula, aumentamos o V grau em um semitom, tornando-o Sol#:

Mi    Fá     Fá#     Sol     Sol#
    ST    ST      ST      ST             2 tons


Espero poder ter convtribuído para o desenvolvimento musical de cada um de vocês...dúvidas ou sugestões: marcellonolasco@yahoo.com.br

Grande abraço a todos

Marcello Nolasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário