Fala galera
Espero que todos tenham gostado e que estejam estudando bastante. Mas, antes de continuar o assunto da postagem anterior, revise todo o conteúdo e relembre algumas partes que podem ter ficado esquecidas.
Para compreendermos melhor os esquemas a seguir, vamos ainda relembrar rapidamente alguns aspectos sobre os intervalos:
Os intervalos são, a menor distância entre as notas. O nome do intervalo é caracterizado por lembrar o número de graus abrangidos.
Regra: "Os I, III, VI e VII graus podem ser maiores, menores, aumentados ou diminutos. Os IV, V e VIII graus podem ser justos, aumentados ou diminutos."
Legenda:
M – maior m – menor aum – aumentado
º ou dim – diminuto J – justo
Listagem de intervalos:
Usando o exemplo de Dó Maior
2M - está a 1 tom da tônica (D)
2m - está a meio tom da tônica (Db)
2aum - está a 1 tom e meio da tônica (D#)
2º - não existe
3M - está a 2 tons da tônica (E)
3m - está a 1 tom e meio da tônica (Eb)
3aum - está a 2 tons e meio da tônica (E#)
3º - está a 1 tom da tônica (Ebb)
4J - está a 2 tons e meio da tônica (F)
4aum - está a 3 tons da tônica (F#)
4º - está a 2 tons da tônica (Fb)
5J - está a 3 tons e meio da tônica (G)
5aum - está a 4 tons da tônica (G#)
5º - está a 3 tons da tônica (Gb)
6M - está a 4 tons e meio da tônica (A)
6m - está a 4 tons da tônica (Ab)
6aum - está a 5 tons da tônica (A#)
6º - está a 3 tons e meio da tônica (Abb)
7M - está a 5 tons e meio da tônica (B)
7m - está a 5 tons da tônica (Bb)
7aum - está a 6 tons da tônica (B#)
7º - está a 4 tons e meio da tônica (Bbb)
8J - está a 6 tons da tônica (C)
8aum - está a 6 tons e meio da tônica (C)
8º - está a 5 tons e meio da tônica (Cb)
Tendo estas informações em mente, podemos prosseguir:
Acorde Maior:
Este nome é dado pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma:
Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª maior (ou seja, 2 tons). Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª menor (ou seja, 1 tom e 1 semitom).
Acorde Maior:
Este nome é dado pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma:
Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª maior (ou seja,
2 tons). Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª menor (ou
seja, 1 tom e 1 semitom).
Fórmula do acorde maior:
I grau >> 2 tons >> III grau >> 1 tom e meio >> V grau
Vamos então formar alguns acordes maiores:
C
I grau: Dó
III grau: Mi
V grau: Sol
Formada a tríade, vamos analisar se a fórmula foi respeitada:
Dó__Dó#__Ré__Ré#__Mi
---ST--ST--ST---ST---------- 2 tons
Mi__Fá__Fá#__Sol
--ST--ST---ST------------ 1 tom e meio
Agora chegamos num ponto onde outra parte da teoria musical se faz presente: os acidentes.
Vejamos outro exemplo:
Lembrando também da regra básica para a formação de escalas:
T T ST T T T ST
D
D E F G A B C D
De D a E temos um tom (T)
De E a F temos um semitom, mas deveríamos ter um tom de acordo com a fórmula: T T ST T T T ST
Sendo assim, o que podemos fazer é criar um acidente na nota Fá, aumentando-a em um semitom e tornando-a F#.
Desse modo, teremos cumprido o que diz a fórmula da formação de escalas.
De F# a G temos um semitom
De G a A temos um tom
De A a B temos um tom
De B a C temos um semitom, mas deveríamos ter um tom de acordo com a fórmula.
Então adicionaremos o # para C
De B a C# temos um tom
De C# a D temos um semitom
De modo que a escala completa fica assim:
D
D E F# G A B C# D
É isso ae galera...continuem mandando e-mails com dicas e sugestões para: marcellonolasco@yahoo.com.br
Grande abraço para todos
Marcello Nolasco
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